terça-feira, 30 de junho de 2015

AGENDA CULTURAL DE JUNHO

Academia Araruamense de Letras - AARALETRAS

Presidente: Cid Magioli

- médico e poeta –José Lins do Rego

03-06-1901: Nasce na Paraíba o escritor José Lins do Rego. Autor de Menino do Engenho e Riacho Doce. Dois clássicos da literatura brasileira.

05-06-1729: Nasce em Minas Gerais um dos maiores escritores e poetas árcades, Cláudio Manuel da Costa.

07-06-1944: Nasce em Carpina ( PE), Agnaldo Silva. Escritor de Inimigo Público e de várias novelas televisivas de grade sucesso.

13-06-1935: Nasce no Rio de Janeiro o poeta Fernando Py, autor de Vozes do Corpo e Chão de Críticas.

15-06-1901: Nasce em Maricá Modesto de Abreu. Contista, poeta e teatrólogo. Autor de Poemas Rebeldes e A Tragédia dos Pracinhas.Oduvaldo Vianna Filho

16-06-1974: Nasce do Rio de Janeiro o teatrólogo Oduvaldo Vianna Filho, autor de Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come.

19-06-1944: Nasce no Rio de Janeiro, um dos maiores compositores do mundo, Chico Buarque de Holanda. Também dramaturgo e romancista. Autor de Ópera do Malandro e de várias canções de destaque internacional.

20-06-1882: Nasce em Saquarema, Oliveira Viana, grande escritor, autor de Populações Meridionais do Brasil.

21-06-1839: Nasce no Rio de Janeiro, o mais importante escritor brasileiro,Machado de Assis Machado de Assis. Mulato de origem humilde, que desceu do morro do Livramento, onde nasceu, para dar novo significado a literatura nacional. Autor de: Memórias Póstumas de Brás Cuba, Quincas Borba e Dom Casmurro.

24-06-1820: Nasce em Itaboraí Joaquim Manuel de Macedo, autor de A Moreninha e O Moço Loiro.

26-06-1969: Circula no Rio de Janeiro o primeiro número do jornal O Pasquim. Foi fundado por: Jaguar, Tarso de Castro e Sérgio Cabral. O semanário renovou a linguagem do jornalismo e introduziu uma crítica ferrenha à política, apesar da censura do regime ditatorial.Guimarães Rosa

27-06-1908: Nasce em Minas Gerais, o médico e escritor Guimarães Rosa. Um dos cumes, juntamente com Graciliano Ramos e Clarice Lispector, da prosa brasileira do século XX. Guimarães Rosa é autor dos clássicos: Grande Sertão Veredas e Sagarana.

30-06-1906: Nasce em Alegrete, Rio Grande do Sul, Mário Quintana, É autor de mais de 40 livros em prosas e versos de grande destaque literário. Quintana atuou como cronista do Correio do Povo. É considerado um dos maiores poetas do Modernismo. Autor de: Rua dos Cataventos e A Vaca e o Hipogrifo.

Prezados leitores, o meu primeiro número da AGENDA CULTURAL, só foi publicado agora, por um motivo mais que especial. Deixei para incluir a data:Logo Aaraletras

27-06-2015: Fundação e Posse da ACADEMIA ARARUAMENSE DE LETRAS – AARALETRAS, tendo como Patrono o escritor, historiador e advogado, Dr Sylvio Lamas Vasconcellos, com 93 anos e residente em Araruama. A diretoria foi assim composta: Presidente – Dr Cid Magioli (médico e poeta), este colunista que escreve esta Agenda Literária; Vice-presidente – Camilo Mota; Secretário – Manoel de Santa Maria; Diretor de Comunicação – Jorge Costa - O Rescator e Diretor Cultural – Geraldo Chacon. Presente várias autoridades literárias.

 

todos juntos posse todos os acadêmicos juntos na casa de cultura posse
Os 5 Acadêmicos da AARALETRAS - Academia

Araruamense de Letras

Todo mês estaremos publicando esta Agenda Literária.

Saudações poéticas!

Cid Magioli

- médico e poeta -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário, responderei oportunamente. Muito Obrigado!